quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Ficha de leitura: Complexity of Coupled Human and Natural Systems, de Jianguo et allii.

Universidade de Brasília – UnB
Centro de Desenvolvimento Sustentável – CDS
Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Sustentável
Ciência e Gestão da Sustentabilidade
Professores: Elimar Nascimento, Maurício Amazonas, Frederick Mértens e Thomas Ludewigs
Discente: Juliana Capra Maia
Ficha de Leitura:
LIU, Jianguo (et. Allii). Complexity of Coupled Human and Natural Systems. SCIENCE. Vol. 317, 14 de setembro de 2007, pp. 1513 a 1516.
_________________________________________________________________________________

** Sistemas casados, híbridos ou acoplados >>> Sistemas em que homens e meio ambiente interagem. Sua complexidade ainda não foi adequadamente compreendida, dada a tradição de separar ecologia e ciências sociais.

** Programas interdisciplinares têm trazido luz à questão nos últimos anos.

** O texto traz 6 estudos de caso, em locais com diferentes configurações socioeconômicas, políticas, demográficas e culturais. Os estudos englobam, ainda, variedade de serviços ecossistêmicos e de problemas ambientais:
  • Terras altas do Quênia; 
  • Reserva Natural para pandas gigantes Wolong, na China; 
  • Central Puget Sound de Washington; 
  • Northern Highland Lake District de Wisconsin; 
  • Altamira, Pará; 
  • Kristianstads Vattenrike, Suécia.

** Características comuns aos trabalhos >>>
  • Explicitamente demonstram a complexidade das interações entre homens e meio natural. Em outros termos, esses estudos demonstram as conexões entre homens e meio ambiente, não se contentando com uma abordagem meramente sociológica ou meramente ecológica.
  • Os grupos de estudo são formados por profissionais de diversas áreas diferentes: ecologia e ciências sociais.
  • Os estudos em questão integram ferramentas e técnicas de diversas áreas do conhecimento (modelagem, sensoriamento remoto, análises, etc).
  • São estudos localizados no tempo e, simultaneamente, longitudinais.


EFEITOS RECÍPROCOS E RETROALIMENTAÇÃO
  • Wolong. Os habitantes utilizam o bambu como lenha para seus fogões e aquecedores. Os pandas utilizam o bambu como alimento. Como resultado, a utilização de lenha em fogões e aquecedores prejudicou o habitat dos pandas.
  • Quênia. Os moradores locais converteram áreas de floresta em lavoura para o cultivo de grãos. A exploração inadequada do solo por quase 100 anos prejudicou a sua fertilidade. Como resultado, tem se verificado uma tendência à deterioração dos remanescentes florestais no Quênia.
  • Altamira. Mais de 255 mil hectares de floresta foram derrubados para dar lugar à pecuária e ao plantio de grãos. À media em que o solo empobrece, há a necessidade de aplicação de fertilizantes. Desse modo, ocorre a substituição das culturas por plantas menos exigentes em termos de nutrientes ou, alternativamente, a derrubada de novas áreas de floresta.
  • Vattenriket. Beneficia-se de serviços ecossistêmicos que são resultado do manejo humano de longo prazo sobre a agricultura.
  • Wisconsin. As condições ecossistêmicas afetam o turismo, que é uma das principais atividades econômicas da região. Entretanto, o desenvolvimento econômico e a exploração dos ecossistemas frequentemente degrada as qualidades que atraem os turistas.

** A dinâmica dos sistemas híbridos (humano-ecológicos) é influenciada por diversos fatores, inclusive pelas políticas públicas e pelo contexto local, regional ou global em que os processos ocorrem. 
  • Os moradores de Wolong, por exemplo, foram atraídos para as cidades, o que diminuiu a demanda por lenha para fogão e aquecedores. Por outro lado, centenas ou milhares de turistas foram atraídos para a região em decorrência da criação da reserva natural, situação que aumentou a demanda por energia elétrica e por lenha.

NÃO LINEARIDADE E ESTÁGIO LIMINAR

** Incontáveis relações em sistemas híbridos (humano-ambientais) são não lineares.

** Estágios liminares são formas comuns de não-linearidade.
  • Os sistemas mudam de comportamento em função do tempo (Altamira) ou do espaço (Wolong).

SURPRESAS

** Quando a complexidade não é compreendida, os outputs de sistemas híbridos (humano-ambientais) pode surpreendê-las
  • Em Winsconsin, foram introduzidos Osmerus mordax como presa do Stizostedion vitreum. Não obstante, os Osmerus mordax passaram a predar os filhotes dos Stizostedion vitreum.

** Políticas conservacionistas podem trazer efeitos perversos.
  • Em Wolong, habitats dos pandas foram degradados após a criação de unidade de conservação. Para captar incentivos governamentais contra o desmatamento ilegal, as famílias se dividiram em várias residências menores, situação que aumentou a demanda por lenha para aquecimento e cozinha, e por madeira, para construção civil.

** Alguns ecossistemas demandam manejo humano para permanecerem em equilíbrio.
  • Vattenriket. Áreas alagadas foram deixadas intocadas para fins de preservação. Mas essas áreas acabaram crescendo muito depois que a colheita parou. Em outras palavras, as colheitas eram indispensáveis para a manutenção do ecossistema situado nessas áreas alagadas.

EFEITOS DE LEGADO E DEFASAGENS

** Efeitos legados são impactos nos sistemas complexos em condições posteriores. Nos seis experimentos, os efeitos legados variam de décadas a séculos.
  • Legado mais curto >>> Altamira (desde 1970)
  • Legado mais longo >>> Vattenriket (centenas de anos)

** Os impactos ecológicos e socioeconômicos dos sistemas híbridos (humano-ecológicos) podem não ser imediatamente observáveis ou previsíveis por causa do lapso temporal retardado entre as interações sistêmicas e suas consequências.
  • No Quênia, há um lapso temporal entre o investimento no solo e o aumento dos rendimentos.
  • Em Vattenriket, deixou-se de usar a água do Rio Helga para abastecimento, na década de 1940, em decorrência de resíduos industriais e domésticos lançados no rio várias décadas antes.
  • Em Puget Sound, medidas ecológicas adotadas por Washington na década de 1990 só foram observáveis após 8 anos.

RESILIÊNCIA

** Sistemas híbridos possuem diferentes graus de resiliência (capacidade de manter a mesma estrutura e funções apesar das perturbações).
  • Wolong: áreas maiores com espécies de rápido crescimento são mais resilientes à extração de madeira que as áreas pequenas com espécies de crescimento lento.
  • Quênia: dinheiro remetido por parentes empregados em áreas urbanas diminui o impacto das escassas colheitas devido à pobreza dos solos.

** A intervenção humana altera a resiliência dos ecossistemas.
  • Vattenriket: a resiliência das áreas alagadas demanda o pastoreio e inventivos para manter o pastoreio economicamente viável.
  • Puget Sound: a manutenção de maciços florestais deve-se, historicamente, a atuação de ambientalistas.
  • Wisconsin: a manutenção da resiliência de sistemas híbridos deve-se às boas condições dos ecossistemas.

HETEROGENEIDADE

** Sistemas híbridos variam no espaço, tempo e unidades organizativas. Ademais, eles mudam o tempo todo.
  • A população aumentou em todos os estudos, mas seus impactos foram diferentes. No Quênia, o aumento da população (dobro) resultou na diminuição do tamanho das fazendas. Isso fez com que os agricultores demandassem mais do solo o que, por sua vez, aumentou o desgaste da terra.

CONCLUSÃO E PERSPECTIVAS

** Comparações entre esse tipo de estudos trazem novas ideias para compreender características de sistemas complexos, características essas que não podem ser observadas em estudos individualizados, unidisciplinares.

** Para aumentar a capacidade generalizante desses estudos de caso, as pesquisas futuras acerca de sistemas híbridos deve incluir não apenas localidades específicas separadas, mas também projetos coordenados, comparativos e de longo prazo.

** Estudos futuros devem se propor a analisar as relações entre sistemas, não apenas intra sistemas. Para tanto, é crítica a aproximação entre as disciplinas, bem como a aproximação entre cientistas de todo o mundo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigo publicado em periódico. De naturalista a militante: a trajetória de Rachel Carson

Universidade de Brasília - UnB Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS Centro Universitário de Brasília - Uniceub Faculdade de Direito P...