Centro
Universitário de Brasília – Uniceub
Pós Graduação Lato Sensu em Direitos Sociais,
Ambiental e do Consumidor
Professora Lilian Rose Rocha
Discente: Juliana Capra Maia
Ficha de leitura: BASSO, Ana Paula; REIS,
Sérgio Cabral dos. “O papel da educação emancipatória
no desenvolvimento sustentável”, in FERRAZ, Carolina Valença et alii (coord.). Direito e Desenvolvimento Humano Sustentável. Editora
Verbatim, São Paulo, s.d.
Neoliberalismo
e desenvolvimento democrático sustentável
· Sustentabilidade. Conceito
multidimensional >>>
a)
Tem
natureza social, no sentido de repelir qualquer modelo excludente;
b)
Tem
natureza ética, reconhecendo os laços de solidariedade que existem entre as
pessoas, que devem ser reconhecidas como partes integrantes de um projeto recíproco
e duradouro de bem-estar físico, psíquico e espiritual;
c)
Tem
natureza ambiental, visto que reconhece a dignidade do ambiente, assim como o
direito das gerações futuras.
d)
Tem
natureza econômica, no sentido de ser indispensável reestruturar a produção e o
consumo, bem como democratizar o acesso à renda;
e)
Tem
dimensão político-jurídica, no sentido de que a sustentabilidade é um direito
de cada cidadão.
· Causas da
insustentabilidade >>>
a)
Antropocentrismo
ilusório, que coloca o homem fora e acima da natureza;
b)
Projeto
ilimitado de desenvolvimento humano, pautado na quantidade de bens, não na
qualidade de vida;
c)
Visão
compartimentada, patriarcal, mecanicista do mundo;
d)
Exaltação
do individualismo e da competição, motor fundamental do capitalismo. Darwinismo
social, hostil à natureza e à vida humana.
e)
Primazia
do desperdício sobre o cuidado, do capital material sobre o capital humano.
· Sem a necessária
reflexão ética, o capitalismo global caminhará gerando riscos socioambientais.
Hoje se percebe a presença agressiva do homem, que destrói o equilíbrio
dinâmico da natureza, o que diminui drasticamente a biodiversidade, a
potabilidade das águas, as florestas e a fertilidade dos solos.
· Modelos
jurídicos/políticos de Robert Nozick e John Rawls >>> Insuficientes para
lidar com o Brasil, um país assolado por exclusão e desigualdades sociais.
· Modelo mais adequado
à realidade brasileira >>> Teoria tridimensional da justiça
(Nancy Fraser): dimensão política da representação, ao lado da dimensão econômica
da distribuição e da dimensão cultural do reconhecimento.
· O direito ao
desenvolvimento demanda uma globalização ética e solidária. Passa pelo
fortalecimento da democracia, corrigindo-se os déficits de representatividade
mediante ampliação das condições de efetiva participação popular. Exige,
portanto, cidadãos ativos, engajados, para os quais se faz indispensável
investir em educação de qualidade, em educação emancipatória.
VALORES
INTANGÍVEIS E ESPIRITUAIS QUE DÃO SENTIDO À VIDA E À HISTÓRIA >>> ÉTICA >>>
POLÍTICA >>> ECONOMIA
O
discurso ideológico: identificando a lógica do entrave ao desenvolvimento
socioambiental
· Discurso hegemônico >>>
Preocupação exclusiva com a acumulação de bens materiais. Lógica do mercado.
· Direitos humanos >>> Processo
de luta pela dignidade da pessoa humana. Essa luta é necessária em decorrência
da divisão desigual e injusta dos bens materiais e imateriais exigíveis para se
viver com dignidade (liberdade de expressão, liberdade de convicção religiosa,
educação, moradia, trabalho, meio ambiente, cidadania, alimentação sadia, tempo
para o lazer, entre outros).
· A luta pelos direitos
humanos não tem cunho científico. É ideológica (considerando “ideologia” como
forma por meio da qual se apreende a realidade). E atualmente, ideológica em
favor do capitalismo neoliberal.
>>> Observação 01 >>> Ideologia é o
conjunto de idéias hegemônicas, que representam, normalmente, a visão de mundo
da classe dominante. A ideologia tem o condão de eliminar as resistências das
classes dominadas, atribuindo legitimidade à dominação.
>>> Observação 02 >>> A justificação moral
do neoliberalismo reside na noção de que o capitalismo pode propiciar o bem
estar geral, fruto do progresso material da sociedade.
· Reinterpretação dos
direitos humanos, que devem deixar de ser colonizados pela lógica mercadológica
e priorizar, acima de tudo, o desenvolvimento do cidadão. Crescimento econômico
não é sinônimo de desenvolvimento se não amplia a empregabilidade, se não
distribui renda, se não atenua as desigualdades e se não preza pelos recursos
naturais.
· Direito >>>
Tem funcionado como mecanismo de dominação, à medida que neutraliza as
dissidências escamoteando a arbitrariedade de suas proposições, elaboradas por
especialistas detentores do monopólio da produção jurídica.
A
superação do discurso ideológico pela educação emancipatória: a base do
desenvolvimento
· Ao lado de políticas
públicas tais como a redução dos juros, a erradicação do trabalho infantil e a
eficácia dos direitos sociais, a educação emancipatória consiste componente
indispensável do processo de desenvolvimento sustentável, à medida que
contribui para despertar sobre os valores culturais, para a compreensão dos
direitos humanos, para a autoconfiança e para a autoestima dos cidadãos.
· Educação emancipatória
implica conscientização, in abstracto,
acerca dos problemas, bem como análise crítica do legado histórico. Ultrapassa,
portanto, a simples propagação descritiva do conhecimento e da informação.
Conforme
preleciona Leonardo Boff [...], a educação como mecanismo de mudança rumo ao
desenvolvimento sustentável tem como missão os seguintes aspectos: (a) permitir
aos educandos a apropriação de todos os conhecimentos e experiências acumuladas
pela humanidade, úteis para atender suas necessidades e desenvolver suas
potencialidades; (b) apropriar-se de critérios que lhe permitem fazer a crítica
e a avaliação dos conhecimentos e experiências do passado, para ver seu caráter
situado e histórico, relativizá-lo e preservar o que realmente conta e vale
para a vida; (c) enriquecer esse legado com seus próprios conhecimentos e experiências,
o que exige criatividade e fantasia inventiva, de tal forma que esse acúmulo
sirva para conhecer melhor a si mesmo, a realidade circundante e elaborar uma visão
de conjunto que situe seu projeto de vida dentro do processo social e ecológico
mais amplo; (d) aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser, aprender
a viver juntos e aprender a cuidar da natureza, de todas as formas de vida e de
todos os seres. Pp. 204.
· Investimento público permanente
em educação emancipatória e de alta qualidade, para permitir o florescimento do
novo paradigma.
· Trabalho decente <<< >>>
Atividade que gerará ganhos a todos os envolvidos no processo de
trabalho <<<
>>> Qualificação de alto
nível do trabalhador.
· Rompimento do
formalismo >>>
Direitos humanos constituem bens essenciais para uma vida digna. São
obtidos a partir de lutas em prol da emancipação social. Direitos humanos não estão
nos textos normativos, mas fazem parte de uma racionalidade e de uma
resistência contra-hegemônicas.
Direitos
sociais >>> Função emancipatória
· A concretização dos
direitos sociais ocorre por meio da implementação de políticas públicas
eficientes que garantam a autonomia privada (projeto razoável de vida) e a
autonomia pública (formação de vontade coletiva).
· Educação
emancipatória no campo ambiental >>> Visão holística e enfoques interdisciplinares
>>> Informação
ambiental como prática da administração pública. Deve permitir ultrapassar o
dilema entre crescimento econômico e custos ambientais, típico do neoliberalismo.
Comportamento ético e consciente face aos recursos limitados do planeta Terra.
Educação para a sustentabilidade do consumo, do trabalho e da produção.
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