Universidade de Brasília - UnB
Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS
Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Sustentável - Doutorado
Disciplina: Unidades de Conservação: Ideias, Ativismo e Políticas Públicas
Professor: José Luiz Franco
Aluna: Juliana Capra Maia
Esquema de leitura: PINCHOT, Guifford. The birth of conservation. in NASH, Roderick Frazer. American Environmentalism: Readings in Conservation History. 3a. Edição, McGraw-Hill Publishing Company, USA, 1990, cap. 11.
** Pinchot graduou-se em Yale em 1889. Foi o primeiro americano a escolher a engenharia florestal como profissão. Estudou Engenharia Florestal na French Forest School, em Nancy. Retornou da Europa entusiasmado com a possibilidade de cultivar florestas como fossem um plantio. Em 1898, torna-se chefe da Divisão Florestal Federal (mais tarde denominada US Forest Service). Amigo pessoal de Theodore Roosevelt, Pinchot foi a "eminência parda" das iniciativas conservacionistas nos EUA, no final do século XIX e início do século XX.
** Texto escrito em 1946. Orientação utilitária e democrática.
** 1907: multiplicidade de órgãos destinados a controlar as águas, a erosão, as florestas, a vida selvagem, a caça, a pesca, etc. Insight de Pinchot: tratava-se, na verdade, de gerir a adequada utilização dos recursos naturais pelos homens.
** A utilização racional dos recursos naturais deveria ser o fundamento de uma nova política pública, uma nova diretriz governamental. A política foi desenvolvida em equipe. McGee cunhou a ideia: "utilização de recursos naturais para o maior bem do maior número de pessoas e pela maior quantidade de tempo". Também McGee defendeu que o monopólio sobre recursos naturais só é pior do que a sua completa destruição.
** Após diálogo com Pinchot, Theodore Roosevelt compreendeu a proposta de utilização racional dos recursos naturais e aplicou a ideia durante a sua administração. O lançamento do conservacionismo foi o maior legado da administração Theodore Roosevelt.
** A nomenclatura "Conservação" veio das florestas públicas na Índia Britânica, que eram denominadas "Conservancies".
** Conservação (que ultrapassa a conservação de recursos naturais, sendo definida como "o maior bem para o maior número de pessoas pela maior quantidade de tempo").
Princípio 01 - Desenvolvimento. A principal finalidade da conservação é o desenvolvimento. Não é apenas armazenar recursos naturais para gerações futuras, mas garantir plenitude de recursos às gerações presentes.
"Conservation does mean provision for the future, but it means also and first of all the recognition of the right of the present generation to the fullest necessary use of all the resources with which this country is so abundantly blessed. Conservation demands the welfare of this generation first, and afterward the welfare of generations to follow". P. 76.
Princípio 02 - Preservação. Prevenção e eliminação do desperdício de recursos naturais. Exemplo: transportar mercadorias por meio de hidrovias consome muito menos ferro e muito menos carvão do que fazê-lo por estradas de ferro; controlar o fogo em florestas, mesmo que tenha origens naturais.
The first duty to the human race is to control the earth it lives upon. P. 77.
Princípio 03 - Bem comum. Os recursos naturais devem ser utilizados para o benefício de muitos, não para o benefício de poucos.
** O país dever ser "feito para durar", como o melhor lugar para se viver. Mandamento de eficiência, que, em um mercado global altamente competitivo, coincide com os interesses dos empresários e dos trabalhadores norte-americanos.
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