terça-feira, 29 de agosto de 2017

Esquema de leitura: Conservation in the 1920s, de SWAIN, Donald.

Universidade de Brasília – UnB
Centro de Desenvolvimento Sustentável – CDS
Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Sustentável
Doutorado
Disciplina: Unidades de Conservação: Ideias, Ativismo e Políticas Públicas
Professor: José Luiz de Andrade Franco
Aluna: Juliana Capra Maia
Esquema de leitura: SWAIN, Donald C. Conservation in the 1920s, in NASH, Roderick Frazer. American Environmentalism: Readings in Conservation History. 3a. Edição, McGraw-Hill Publishing Company, USA, 1990, cap. 19, p. 117 a 125.


_______________________________________________________________________



** Os anos 1920, nos EUA, são considerados como um período de retrocesso para as políticas conservacionista. Essa, entretanto, é uma generalização falsa.

** Ao longo dos anos 1920, a personalidade e a filosofia política de três presidentes republicanos influenciou os programas norte-americanos de gestão de recursos naturais: Warren G. Hardin, Calvin Coolidge, Herbert Hoover. Hardin e Coolidge não prestavam muita atenção à gestão de recursos naturais, de modo que a atividade regulatória do Estado norte-americana minguou. Hoover, por seu turno, demonstrou interesse nos programas nacionais de conservação.
>> Hardin: Mais preocupado com a gestão dos EUA em tempos de guerra. Administrar recursos naturais era uma questão que simplesmente ignorava.
 >> Coolidge: Preocupado com o incremento do orçamento público, mesmo  que à custa do sacrifício dos recursos naturais, insistiu para que a fiscalização do uso dos recursos naturais fosse descentralizada (ou seja, diminuiu o poder e o orçamento das agências ambientais federais). Atrapalhou os programas federais de conservação.


** Hoover: Ao contrário dos seus predecessores, demonstrou interesse pessoal nos programas federais de conservação de recursos naturais. 
>> Lutou, do seu gabinete de Secretário do Comércio em Washington, pela preservação dos recursos pesqueiros do Alasca, pelo controle da poluição hídrica, pelo desenvolvimento do transporte fluvial no território dos EUA.
>> Depois, como presidente, focou-se no desenvolvimento das hidrovias, no controle da emissão de fluidos nos aquíferos e na preservação das reservas de petróleo. 
>> Campanhas pela eliminação do desperdício de recursos naturais: promoção da eficiência. 
>> Ataque à multiplicidade de órgãos federais dedicados à conservação. Lutou pela simplificação da estrutura burocrática dedicada à gestão de recursos naturais.
Another charactersitic Hoover response during the 1920s was descentralization. Influenced here more than elsewhere by the Republican Party, he consistently advocated states rights and state responsabilities. P. 120.  

>> Constituição de grupo de trabalho para discutir a questão das terras públicas federais (inclusive as áreas de pasto, no centro-oeste does EUA, que passavam pela mesma situação descrita por G.Hardin na "Tragédia dos Comuns"). As sugestões do grupo não foram convertidas em lei, dado que desagradavam a diversos setores. 
>> Hoover foi criticado pelos conservacionistas, especialmente pela sua política de transferência de responsabilidades fiscalizatórias aos Estados (atacando uma ideia que lhes era cara, qual seja, a federalização dos parques, reservas, monumentos, etc.). 
Hoover's enphasis on decentralization disappointed many conservationists who had hoped for a resurgence of strong and direct federal conservation participation. The old Progressive conservationists, still greatly influenced by Guifford Pinchot, were particulary disenchanted with Hoover. P. 122. 
>> Hoover foi menos eficiente na criação e execução de políticas conservacionistas do que ele e do que os seus apoiadores gostariam. Contudo, a sua grande contribuição foi ressuscitar o papel do Governo Federal como ente central de construção de políticas conservacionistas. Se é assim, Hoover "abriu caminho" para F.D. Roosevelt, resgatando a figura do presidente da república como líder conservacionista. 


** No final da administração Hoover, ciência e tecnologia eram extremamente valorizados pelos legisladores. Os órgãos responsáveis pela gestão ambiental, favorecidos por essa "onda", acumularam toneladas de dados valiosos obtidos a partir de pesquisas. Até 1933, a burocracia ambiental estadunidense estava aparelhada com o grosso das informações que seriam utilizadas como base para a elaboração do New Deal.
Considerably before the second Roosevelt entered the White House, science and technology had become dominant in resource decisions at the bureau level. P. 123.
As the prestige of research agencies mounted, and as research findings proved more and more valuable in conserving resources, Congress began to lean in the direction of the multiple-propose approach. In matters of water development, the idea of wathershed or river basing planning gained surprisingly wide acceptance. [...]. By the time of the New Deal, resource planning had clearly become respectable. P. 123 e 124. 

** Os preservacionistas, depreciados por Pinchot como "amantes da natureza" ganharam força e prestígio ao longo dos anos 1920, na esteira do crescimento do Serviço de Parques Nacionais. A preservação da vida selvagem e a proteção de espaços de excepcional beleza cênica -- outrora desprezadas como menos importantes -- tornaram-se causas nacionais.
In spite of occasional lapses in federal leadership, the 1920s were productive years in the conservation of natural resources. Stimulated by a heterogeneous group of conservationists, politicians and resource administrators, the federal government led the way to important conservation achievement. Nation-wide forest fire protection became a reality. Federal soil conservation began. [...]. Giant flood control programs for the Mississipi Valley and other rivers took form. An integrated system of inland waterways intersected the great central section of United States. The generation of hydroeletric power for the first time recieved careful consideration in resource planning. A network of migratory birds sanctuaries materialized. The national park became a great american institution, preserving magnificent natural scenes for the edification of future generations. [...]. Contrary to widely held opinion, the national conservation program did not deteriorate in the 1920s. It expanded and matured. P. 124 e 125.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigo publicado em periódico. De naturalista a militante: a trajetória de Rachel Carson

Universidade de Brasília - UnB Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS Centro Universitário de Brasília - Uniceub Faculdade de Direito P...